O tratamento multidisciplinar para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) é uma abordagem que envolve uma equipe de profissionais de saúde e educação com habilidades e especializações específicas para tratar as diferentes áreas afetadas pelo transtorno. Essa abordagem pode ajudar a melhorar a qualidade de vida da pessoa com TEA e apoiar seu desenvolvimento em várias áreas.
Algumas das disciplinas que podem fazer parte do tratamento multidisciplinar para TEA incluem:
• Terapia comportamental e cognitiva: pode ajudar a aprender habilidades sociais, de comunicação e de resolução de problemas;
• Terapia ocupacional: pode ajudar a desenvolver habilidades motoras finas e grossas e a melhorar a capacidade de realizar tarefas cotidianas;
• Fisioterapia: pode ajudar a desenvolver habilidades motoras grossas e melhorar a coordenação e o equilíbrio;
• Fonoaudiologia: pode ajudar a melhorar suas habilidades de comunicação e linguagem;
• Psicologia: pode ajudar a pessoa com TEA a lidar com problemas emocionais e comportamentais relacionados ao transtorno.
• Pedagogia: pode ajudar a desenvolver habilidades acadêmicas e a se adaptar às demandas escolares;
• Musicoterapia: pode ajudar a se comunicar mais efetivamente, aumentar a interação social, desenvolver habilidades motoras finas e grossas, melhorar a autoestima, reduzir comportamentos desafiadores e se expressar emocionalmente;
É importante destacar que a equipe multidisciplinar deve trabalhar em conjunto e ter uma abordagem coordenada para garantir que todas as necessidades da pessoa com TEA sejam atendidas.
E de acordo com a Lei nº 12.764/2012, também conhecida como Lei Berenice Piana, NÃO é permitido aos planos de saúde limitar as sessões de terapia multidisciplinar para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A Lei estabelece que o tratamento deve ser realizado de forma integrada e multidisciplinar, com atenção às necessidades individuais de cada pessoa, sem limite de sessões, cabendo aos profissionais a definição da duração do tratamento.
O que fazer se o plano de saúde recusa ou impõe limitações ao tratamento?
O primeiro passo é procurar imediatamente o auxílio de um advogado especialista em Direito da Saúde para que sejam feitas as primeiras avaliações.
Já no primeiro atendimento, serão passadas orientações quanto aos documentos que devem ser solicitados e os procedimentos que serão tomados para garantir o tratamento multidisciplinar em sua integralidade, sem qualquer limitação.
Em casos delicados e importantes, a experiência e o tempo são fatores determinantes para garantir a saúde e o melhor desenvolvimento do paciente.
POLICIANO, GERHEIN, BRANTES E MORAIS é um escritório que conta com especialistas na área da saúde, com um corpo de advogados preparados para atuar em todo território nacional